Respostas Sociais/Serviços

Serviço de Apoio Domiciliário

O serviço de apoio domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados a idosos (salvo casos excecionais a considerar individualmente) no seu meio habitual de vida, quando estes não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Assim, é objetivo do Serviço de Apoio Domiciliário é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e famílias, retardando a sua institucionalização.

Serviços prestados pelo Apoio Domiciliário:

  • Prestação de cuidados de higiene pessoal;
  • Arrumação e pequenas limpezas no domicílio;
  • Confeção, transporte e distribuição de refeições;
  • Acompanhamento, recreação e convívio;
  • Acompanhamento ao exterior e aquisição de bens e serviços;
  • Apoio Social.

 

Refeitório

O serviço de refeitório escolar é uma unidade de confeção ou preparação e distribuição de refeições escolares instalada na Escola da Lama, em Figueiró Santiago, no âmbito de protocolo efetuado com o Município de Amarante.

São servidas refeições escolares no âmbito de apoio à infância, durante o tempo letivo e durante as pausas/interrupções letivas, sempre que nas instalações escolares sejam desenvolvidas atividades de apoio à família destinadas a crianças e/ou jovens.

Neste refeitório existe uma permanente preocupação com o direito das crianças terem, não só as refeições indispensáveis ao seu desenvolvimento, como refeições que sejam, por natureza, equilibradas e saudáveis.

 

Espaço Sénior

A iniciativa “Espaço Sénior” procura incentivar a inclusão social, contrariar situações de isolamento, contribuir para um envelhecimento ativo e criativo, melhorar qualidade de vida e ajudar à valorização da população sénior das freguesias da nossa área de intervenção. É neste espaço que os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, assim como outros idosos têm oportunidade de participar, de forma esporádica, em diversas ações de animação sociocultural, ocupação criativa e partilha de memórias e saberes.